Conheça

Visualizações

Seguidores

Pesquisar este blog

22 de maio de 2008

Dicas de Fonoaudiologia


Dicas para prolongar a saúde da sua voz e evitar problemas auditivos editadas pela Dra. Valéria Lana:


- Evitar ficar muito tempo exposto a ruídos intensos. Caso seja necessário, utilizar equipamento de proteção auditiva individual.

- Utilizar fone de ouvido o mínimo possível.

- Procurar um médico otorrinolaringologista no mínimo duas vezes ao ano para fazer lavagem no ouvido (retirar o cerúmen – cera) e caso sinta dores no ouvido, zumbidos e saia sangue ou qualquer outro fluido.

- Não utilizar cotonetes dentro no ouvido, apenas na parte externa (orelha). Se sentir necessidade de limpar o ouvido, fazê-lo com a toalha.

- Ler bastante, de preferência assuntos que você não tenha muito conhecimento ou intimidade, para estimular linguagem, memória, atenção e fala.

- Estar sempre em contato com música, seja estudando, produzindo ou apenas ouvindo. O ritmo e a rima ajudam no desenvolvimento da concentração e da organização temporal.

- Assistir a muitos filmes e/ ou teatros e brincar e desenhar sempre que puder – estimulam a criatividade e a produtividade.

- Mastigar bem os alimentos, mais vezes e devagar e dos dois lados (um lado por vez) e comer no mínimo um alimento mais duro (como por exemplo, pão de sal, bife, granola, cereal, torrada, etc.) por dia e evitar ingerir líquidos durante a mastigação – tudo isso ajuda a manter a musculatura orofacial em perfeito estado.

- Escovar as laterais e a parte inferior da língua no mínimo uma vez ao dia para estimular sua movimentação e tonicidade.

- Se possível, evitar ao máximo respirar pela boca. A respiração oral e não nasal leva a um desequilíbrio global da musculatura facial.

- Em caso de desalinhamento dentário e/ou esquelético, procurar um dentista, ortodontista ou ortopedista facial para correção e adequação – problemas dentários podem levar a inadequação muscular.

- Evitar ao máximo que os bebês e as crianças utilizem chupetas, mamadeiras e tenham hábitos orais inadequados como chupar dedo, fralda e outros – eles podem levar a um desarranjo muscular facial, interferindo na dentição, fala, mastigação, deglutição e respiração.

- Ingerir muita água a temperatura ambiente durante o decorrer do dia e comer uma maçã diariamente – eles ajudam a manter uma boa produção de voz.

- Não gritar, não pigarrear e não sussurrar. Esses atos irritam e danificam as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais), podendo causar lesões nas mesmas.

- Para quem utiliza a voz diariamente, principalmente como um instrumento de trabalho, não fumar, evitar ingerir bebidas alcoólicas, café e comer chocolate e fazer repouso vocal por no mínimo duas horas diárias (além do sono).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, aguarde a moderação para que apareça no blog.