Conheça

Visualizações

Seguidores

Pesquisar este blog

22 de maio de 2008

Fonoaudiologia

O que é Fonoaudiologia?

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.

Quais são as áreas que esta profissão abrange?

Audiologia: Realiza exames audiológicos para verificar se a audição dos pacientes está boa ou não e seleciona e adapta aparelhos de surdez, habilitando ou reabilitando deficientes auditivos caso seja necessário.

Linguagem: Habilita crianças com atraso ou deficiência de linguagem ou pacientes que adquiriram a linguagem mas a perderam por algum motivo, a exemplo de quem sofreu derrame cerebral. Os problemas podem ser demora para falar e expressar-se, falar frases de forma incompleta ou não conseguir terminá-las, pular palavras ou frases inteiras, trocar e/ou omitir palavras e/ou letras, gaguejar (pode ser de origem nervosa, psicológica ou motora), entre outros.

Motricidade Orofacial: É a área que trabalha com a musculatura da cabeça e do pescoço. Soluciona problemas relacionados com: sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala, posicionamento da língua de modo errado ou ingestão de alimentos de forma incorreta (quando contribui para o mau alinhamento dentário), seja por causas neurológicas, orgânicas e/ou funcionais. Atua também na estética facial, queimados e traumatizados faciais e paralisia facial.

Voz: Previne os distúrbios da voz e a aperfeiçoa, como quando se torna áspera, rouca ou de difícil emissão por exemplo. Também trabalha com qualidade de voz e o uso adequado da respiração ao falar. Ensina técnicas que auxiliem a correta postura e seu uso quanto a respiração e impostação vocal por exemplo para quem trabalha na área de telemarketing, canta e em meios de comunicação oral.

Saúde coletiva: O profissional que atua nessa área tem como foco a atuação fonoaudiológica no setor público e privado, voltado para uma população específica. É necessário domínio de Epidemiologia, Gestão Pública e Privada, além dos conhecimentos específicos da Fonoaudiologia.

Quais recursos são utilizados para os tratamentos?

Cada área utiliza seus próprios recursos. Por exemplo: na audiologia utilizam-se aparelhos como audiômetro, imitanciomêtro, emissões otoacústicas, entre outros para avaliar e diagnosticar problemas de audição. Para reabilitação, próteses auditivas e implantes cocleares, dependendo de cada caso. Além de técnicas específicas para estimulação e desenvolvimento da fala e audição.

Na linguagem utilizam-se testes direcionados para avaliação do desenvolvimento lingüístico e da perda lingüística e programas específicos para sua reabilitação.

Quanto à motricidade orofacial, utilizam-se aparelhos para aumentar tônus e/ou mobilidade da musculatura a ser trabalhada, além de exercícios fonoaudiológicos específicos para cada objetivo.

Para trabalharmos com a voz, usamos programas de gravação da mesma que avaliam cada aspecto, como freqüência, intensidade, modulação, etc., que servem de base para a adequação e uso correto da voz, juntamente com exercícios fonoaudiológicos específicos.


Dra. Valéria Lana - Fonoaudiologa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, aguarde a moderação para que apareça no blog.